Carregando...
Parceria
petrobras

Ações do Projeto

O Projeto Tubarões da Baía da Ilha Grande acredita que a única maneira de termos sucesso na conservação do nosso inestimável patrimônio natural representado pelos tubarões e seu ambiente marinho é através da geração de conhecimentos, da disseminação de informações corretas sobre eles e da construção de um diálogo permanente com as comunidades costeiras, em especial os pescadores artesanais e os operadores de Mergulho e Ecoturismo na região da BIG. Buscamos aqui em poucas palavras contar um pouco desse trabalho.

Pesquisa

Pesquisa

A área de Ciência do Projeto se dedica a buscar registrar a presença, entender a biologia e o comportamento, identificar áreas prioritárias para a conservação e fortalecer o conhecimento geral sobre os tubarões da BIG. Para isso, são realizadas atividades regulares de pesquisa embarcada utilizando métodos não-invasivos, como o uso de câmeras subaquáticas iscadas (BRUVs, do inglês Baited Remote Underwater Cameras) e drones. Esse trabalho é coordenado pelo Prof. Dr. Leonardo Mitrano Neves da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, auxiliado por estagiários e pela equipe de campo do Projeto. As publicações e trabalhos científicos resultantes da pesquisa do Projeto estão disponibilizadas neste website. Um dos principais resultados da nossa pesquisa, em colaboração com outros grupos, foi conseguir que a área de maior concentração dos tubarões galha-preta na BIG fosse declarada como Área Importante para Tubarões e Raias - Important Sharks and Ray Area pela IUCN – União Mundial para a Conservação (leia aqui o sumário da declaração).

Conscientização

Conscientização

Essa frase do ambientalista e engenheiro agrônomo senegalês Baba Dioum se transformou em um lema para todos os que buscam educar e conscientizar sobre a importância de protegermos o mundo natural, a biodiversidade, a saúde do nosso planeta.\nNinguém consegue sentir afinidade por aquilo que não conhece. E apenas conheceremos aquilo que nos for mostrado. É por isso que o Projeto Tubarões da Baía da Ilha Grande inclui um forte componente educativo e de conscientização, buscando que as pessoas entendam a importância dos tubarões e a necessidade de protegê-los contra a extinção. Traduzindo o conhecimento científico em linguagem simples, e lançando mão de imagens, textos, materiais educativos e ferramentas pedagógicas direcionadas a diferentes faixas de idade e segmentos diversos das comunidades da região, o Projeto quer transformar cada cidadão ou cidadã em mais um(a) amigo(a) dos tubarões, motivando a população para apoiar as ações que visem assegurar sua sobrevivência e a saúde do ambiente marinho da nossa Baía da Ilha Grande. Participação em eventos, realização de exposições e palestras, e atividades nas escolas fazem parte das nossas ações para levar os tubarões da BIG para mais perto das pessoas!

Comunidades

Comunidades

A Baía da Ilha Grande ainda conta com comunidades tradicionais que resistiram à destruição de seu modo de vida pelo avanço da sociedade de consumo. Em particular, muitos pescadores artesanais continuam mantendo seu modo de vida, cuja sustentabilidade é cada vez mais ameaçada por fatores externos.\nTrabalhar com os pescadores da BIG e aprender com o seu conhecimento acumulado por gerações é essencial se quisermos assegurar que as pessoas, os tubarões e toda a rica vida marinha da Baía continue existindo. Por isso, nossa equipe se empenha em manter uma presença regular junto a várias das comunidades locais, compartilhando informações, trocando experiências e buscando maneiras de conciliar cada vez mais a subsistência do pescador com a sobrevivência dos tubarões.\nUm dos resultados diretos desse diálogo foi o novo Plano de Manejo da Estação Ecológica de Tamoios, uma Unidade de Conservação de imenso valor para a BIG e na qual a pesca verdadeiramente artesanal é permitida em condições específicas. Nossa equipe teve o privilégio de participar da construção desse novo Plano juntamente com lideranças da pesca da regi��o, determinando em consenso as áreas fundamentais para a pesca artesanal e para a proteção dos tubarões e dos outros valores ambientais da ESEC. Conheça aqui esse importante documento!