Carregando...
Parceria
petrobras

Equipe

Nalu Beatriz Machado

Nalu Beatriz Machado

Coordenação (Voluntária)

Minha trajetória profissional começou muito longe da Natureza e do mar… durante boa parte de minha vida trabalhei em serviços bancários e como corretora de seguros, até que em 2009 fundei uma pequena ONG no Rio Grande do Sul com a ajuda de alguns amigos para lutar contra a destruição de bosques urbanos em minha cidade, Canoas. Essa pequena ONG cresceu e se transformou no IBRACON – Instituto Brasileiro de Conservação da Natureza, que tenho o privilégio de presidir.

Além do Projeto Tubarões da Baía da Ilha Grande, que iniciamos em 2022 com recursos do Shark Conservation Fund e agora conta com a parceria vital da Petrobras, nós desenvolvemos uma campanha nacional em defesa dos gambás ou saruês, outros animais muito importantes, mas pouco compreendidos. No Tubarões da BIG, atuo como coordenadora voluntária apoiando as áreas administrativa e financeira. Sempre que posso me dedico a mergulhar, tanto para desfrutar da vida marinha como para conhecer operações de Ecoturismo que unem a conservação marinha à geração de emprego e renda para as comunidades costeiras.

José Truda Palazzo Jr.

José Truda Palazzo Jr.

Coordenação Geral

Truda, como é mais conhecido internacionalmente pela sua atuação a área ambiental, dedicou quase 50 anos de sua vida à pesquisa e proteção das baleias, tendo se unido já em 1978 à campanha contra a caça de baleias no Brasil (que só foi proibida no país em 1987). Em 1982, juntamente com o Vice-Almirante Ibsen de Gusmão Câmara, fundou o Projeto Baleia Franca, que dirigiu por três décadas. Colabora com o Instituto Baleia Jubarte desde sua criação, em 1996, e participa de diversas instituições e colegiados internacionais na área de conservação marinha, dentre eles o Grupo de Especialistas em Turismo e Áreas Protegidas e a Comissão Mundial de Áreas Protegidas da IUCN – União Mundial para a Conservação da Natureza. É autor e co-autor de 16 livros publicados no Brasil e Estados Unidos, além de um grande número de artigos científicos e populares sobre conservação da Natureza. Dentre os reconhecimentos recebidos pelo seu trabalho ambiental estão a Medalha do Cinquentenário dos Parques Nacionais Brasileiros em 1986, o Prêmio Pieter Oyens do WWF e o título de Cidadão Homnorário de Fernando de Noronha em 1988, e o Animal Activist Award do IFAW – Fundo Mundial para o Bem-Estar dos Animais em 2023.

Paulo Guilherme Alves Cavalcanti “Pinguim”

Paulo Guilherme Alves Cavalcanti “Pinguim”

Coordenação Logística

Com mais de 30 anos de experiência como profissional de mergulho e reconhecido internacionalmente por suas contribuições à conservação marinha, Paulo Guilherme Alves Cavalcanti, mais conhecido como Pingüim, é um nome de destaque no cenário de mergulho e preservação. Premiado por seu trabalho pioneiro, ele é fundador e CEO do Centro de Estudos do Mar Onda Azul, além de co-fundador da campanha internacional Divers For Sharks, iniciativa que mobiliza mergulhadores em prol da proteção de tubarões.

No Projeto Tubarões da Baía da Ilha Grande, atua como Coordenador de Campo, unindo toda sua experiência e ações práticas para a preservação desses predadores essenciais aos oceanos.

Dr. Leonardo Mitrano Neves

Dr. Leonardo Mitrano Neves

Coordenação Científica

Sou biólogo e professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde também realizei meu mestrado e doutorado em Biologia Animal, com um período de doutorado sanduíche na The University of Queensland, na Austrália. Minha relação com o mar começou muito antes da vida acadêmica. Cresci no estado do Rio de Janeiro, cercado por uma paisagem onde o oceano se entrelaça com a serra, o que despertou em mim uma curiosidade natural pelos ecossistemas costeiros.

Durante a graduação, realizei pesquisas sobre comunidades de peixes em áreas de berçário, como manguezais e praias arenosas, buscando entender os fatores que estruturam estes ecossistemas tão importantes para o ciclo de vida de diversas espécies. Ao longo dos anos, ampliei meu foco para ambientes recifais, passando a utilizar sistemas de vídeo subaquático com iscas para observar peixes de médio e grande porte em diferentes habitats da Baía da Ilha Grande, região onde atuo desde 2005. Foi nesse contexto que me envolvi com o projeto Tubarões da Baía da Ilha Grande, motivado pelo desafio de compreender a ecologia dos tubarões galha-preta que agregam sazonalmente na região. Investigar como esses animais utilizam o ambiente e quais fatores favorecem a ocorrência desse fenômeno raro é, sem dúvida, o que mais me inspira. Hoje, buscamos aprofundar o conhecimento sobre a diversidade de tubarões na baía e destacar sua importância ecológica e para a conservação dos ecossistemas marinhos.

Maiara Pimenta

Maiara Pimenta

Ações Comunitárias e Desenvolvimento Socioeconômico

Maiara nasceu em uma pequena comunidade tradicional caiçara da Baía da ilha Grande e cresceu ouvindo historias dos avós e bisavós sobre a pesca artesanal. Desde muito nova já observava a dinâmica da pesca e da peixaria de seu pai, de onde veio o sustento para sua família e para os seus estudos. Em 2009 começou uma jornada que a levou para além dos mares: ingressou na faculdade de Biologia com graduação sanduíche na Pensilvânia (EUA).

Em 2017, em parceria com a Divers for Sharks, concluiu seu projeto final do curso levantando dados sobre a ocorrência do tubarão mangona na Baia da Ilha Grande junto com a percepção dos pescadores locais. Em 2022 foi convidada para ingressar na equipe do Projeto Tubarões da Baia da Ilha Grande, e desde então continua seu aprendizado sobre o modo de vida nas comunidades locais, e contribui para o sucesso do Projeto conectando ciência e saberes tradicionais.

Gisela Sherring Siqueira

Gisela Sherring Siqueira

Ações de Sensibilização e Educação Ambiental

Sou Gisela Siqueira, bióloga e pedagoga. Trabalho na rede privada de educação do município de Angra dos Reis. Fui convidada para compor a equipe do Projeto tubarões da Baia da Ilha Grande para as atividades de sensibilização e atividades educativas junto as comunidades escolares. Como educadora é maravilhoso para mim poder levar para a comunidade escolar muito conteúdo sobre ecologia, reprodução, ameaças a essas espécies tão emblemáticas e encantadoras. Acredito que a educação é o nosso passaporte para o futuro.

Dra. Rejane Souto

Dra. Rejane Souto

Coordenação Financeira

Rejane Souto dos Santos é uma contadora com uma trajetória profissional marcada por dedicação e expertise. Iniciou sua carreira na área contábil em 1989 e, desde então, construiu uma sólida reputação no setor. Ao longo dos anos, Rejane enfrentou desafios comuns à profissão, como a constante atualização da legislação tributária e a necessidade de adaptar-se às novas tecnologias. Sua experiência inclui o trabalho com empresas de diferentes portes, sempre priorizando a ética e a precisão.

Mariana Kunrath

Mariana Kunrath

Apoio Administrativo

Sempre amei os tubarões, mas acabei trabalhando em áreas que não tinham nada a ver com o mar. No último ano, tive o privilégio de ser convidada para participar do projeto Tubarões da BIG, uma experiência que mudou tudo e me aproximou do que eu mais amo.

Simone Intrator

Simone Intrator

Comunicação e Imprensa

Simone intrator é jornalista há mais de 30 anos. Tem mestrado em comunicação e cultura pela UFRJ e pós-graduação em Psicopedagogia. Durante quase 20 anos, trabalhou na Infoglobo em jornal impresso, site e coordenação de produtos comerciais e editoriais. Foi editora e repórter. É autora de dois livros, um sobre as espécies botânicas do Jardim Botanico do Rio de Janeiro e outro sobre refúgios cariocas. Já foi autora de coluna sobre livros infantis. Trabalhou um ano no CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável). Esteve três anos à frente da Secretaria de Estado de Saúde, como coordenadora de Redes e da Assessoria de Imprensa durante a pandemia de Covid-19. Foi do Instituto Mar Urbano e colabora com projetos do Instituto Aqualung. Fez cursos de roteiro de ficção e não-ficção. É mãe da Marina e do Rodrigo, uma amante da natureza, dos livros, do mar.

Flávia Caldeira

Flávia Caldeira

Comunicação e Imprensa

Flávia Caldeira tem ampla experiência em comunicação corporativa, gestão de reputação, assessoria de imprensa, gerenciamento de crises e gestão de projetos. Repórter do jornal O Globo por sete anos, Flávia é jornalista e pós-graduada em Gestão de Empresas (MBA Executivo, Coppead). Ao longo de sua carreira, em parcerias com grandes empresas nacionais e multinacionais, desenvolveu diversos projetos de ESG, e programas de comunicação com comunidades. Participou de vários projetos socioambientais, com foco no bem-estar da população local e na preservação do meio ambiente. Passou por grandes empresas e pelas maiores agências de comunicação do país, sempre em cargos estratégicos e de liderança. Também se especializou no universo da web, na criação e gestão de conteúdo. Já dirigiu o atendimento de contas como Boeing, Sirio Libanês, American Airlines, Odebrecht, Ipiranga, Queiroz Galvão, Instagram, Globo Internacional, Danone, SPIC, entre outras. Foi responsável por estruturar as áreas de comunicação e de patrocínios da Caixa Seguradora. É mãe do Theo, apaixonada pelo mar e pela vida marinha. Mergulhar com seu filho é uma das suas maiores alegrias.